O que é cooperativa

Colaboração e associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, com objetivo de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. O fundamento está na soma de esforços de determinado grupo visando oferecer diferenciais competitivos ao mercado.

Sendo assim, a Quality  é uma associação de profissionais das áreas administrativas e de tecnologia de informação que oferecem às empresas prestação de serviços com diferenciais competitivos como banco de dados qualificado, comprometimento e redução de custos.

Você sabia que a primeira cooperativa foi fundada em 1844?

A primeira cooperativa no mundo foi fundada na Inglaterra em 1844 e os sete princípios estabelecidos na época, regem as legislações do setor e as cooperativas até os dias atuais:

1º Adesão Voluntária e Livre: as cooperativas são organizações voluntárias, abertas para todas as pessoas com o mesmo objetivo e aptas a assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo, classe social, raça e orientação política ou religiosa.

2º Gestão Democrática: controladas por seus membros que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes.

3º Participação econômica dos membros: todos contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e o controlam democraticamente. Parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros recebem, habitualmente, se houver uma remuneração limitada ao capital integralizado, como condição de sua adesão e destinam os excedentes a uma ou mais finalidades como:

Desenvolvimento da cooperativa;

Benefícios aos membros;

Apoio a outras atividades aprovadas.
4º Autonomia e independência: as cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros.

5º Educação, formação e informação: promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento das suas cooperativas.

6º Intercooperação: as cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros através da cooperação entre si com estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

7º Interesse pela comunidade: trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.